Geral

Published on setembro 12th, 2014 | by Luciano Billotta

5

Debate: Ficaremos sem opções para comprar kits a preços justos?

Sabemos que manter um hobby como o plastimodelismo exige um certo esforço financeiro e certamente ter várias opções disponíveis para fazer compras de kits ou de ferramentas (e fazer economias) sempre é bem-vinda, porém não é o que está acontecendo aqui no Brasil.

As opções que temos hoje no país para a compra de kits, infelizmente não são tão atrativas. Apesar de algumas vezes encontrarmos kits interessantes para a compra em lojas físicas ou virtuais, sofremos com a pouca variedade de kits ofertados, além de encontrarmos um preço salgado.

Outra alternativa é buscar vendedores de kits no Mercado Livre que além de não ser a alternativa mais barata (meses atrás, a venda de um kit no Mercado Livre virou motivo de piada em uma comunidade de Plastimodelismo pelo preço absurdo), ainda traz o risco de encontrar vendedores de pouca confiança.

A última opção restante e que virou a favorita da maioria dos praticantes do hobby é a compra de kits em sites internacionais. O interessante dessa opção é que mesmo com o preço do real desvalorizado comparado ao dólar, ainda assim o valor de um kit comprado lá fora pode sair mais barato que o mesmo kit comprado aqui no Brasil.

Sites de compra na China, na Europa e também EUA viraram os sites preferidos dos plastimodelistas para a busca de kits variados com um preço em conta.

Tempo + Taxas = Kits caros

E aí que as coisas começam a sair caras. O tempo para um kit chegar aqui no Brasil varia muito, desde algumas semanas a até meses. É comum ver plastimodelistas reclamando de que seus kits ficam presos nas alfândegas, levando meses para saírem de lá. Já vi um modelista escrever em uma comunidade dizendo estar surpreso de ter recebido uma entrega, pois já havia esquecido de que havia feito a compra há quase um ano.

Além do tempo extremamente elevado de chegada de um kit (o que me desanima profundamente) há também o cerco da Receita Federal que cada vez mais está se fechando. Pela lei, qualquer compra realizada no exterior e que seja superior a 50 dólares incidem impostos que não são nem um pouco baratos. Assim, caso a Receita Federal queira analisar o que você está trazendo para casa, você deverá pagar de impostos 60% em cima do valor do produto, tornando a compra de kits um tremendo rombo no bolso.

E nem comentei sobre a Taxa de Despacho de R$ 12,00 criada pelos Correios especialmente para os produtos importados, e também a Taxa de Armazenagem, caso você demore para retirar a encomenda. Fora o cuidado especial, que às vezes os Correios tratam algumas das nossas entregas, como foi o caso da foto da chamada…

Existem plastimodelistas que se arriscam e continuam fazendo suas compras no exterior e até hoje nunca tiveram problemas com a taxação de impostos. Porém, não é bom contar sempre com a sorte, uma vez que os Correios e a Receita Federal estão investindo em novas tecnologias integradas para rastrear cada produto que chega ao Brasil (leia a matéria).

Na minha opinião, não me importo de pagar pelos impostos para trazer um kit de fora, desde que o valor total ainda seja competitivo (e mais barato) que comprar o mesmo kit em lojas nacionais, porém o tempo para a chegada do kit até minha casa (se é que não terei que retirar nos Correios) é um preço caro demais a se pagar.

Será que ficaremos sem opções para comprar kits a preços justos?

Gostaria de debater esse assunto com você que acompanha o nosso blog, vale a reflexão e críticas aqui nos comentários para encontrarmos soluções que poderão tornar mais acessível a prática desse fantástico hobby.

Por favor, deixe seu comentário. 🙂

Para saber mais informações sobre impostos de produtos importados:

Autoridades Alertam sobre Impostos (Globo G1)

Cuidados para compras de Importados (Globo Minas)

Mudanças de Impostos Importações por Correios (Jornal Nacional)

Créditos da foto: APRJ.


Gostou da leitura? Dê uma passada na Loja da Usina dos Kits, confira dezenas de produtos para a prática do plastimodelismo e adquira já o seu!


Tags: , ,


About the Author

Engenheiro e Mestre em Eng. Elétrica, Empreendedor, Gestor e Coach fascinado pelo mundo do Empreendedorismo e Gestão Empresarial. Trabalha há mais de um ano com Empreendedorismo Digital e é um dos fundadores da Usina dos Kits.



Back to Top ↑