Geral

Published on outubro 20th, 2014 | by Luciano Billotta

0

Diferenças entre Aeromodelismo e Plastimodelismo

Quando você tenta explicar para os outros o que é o Plastimodelismo, é muito comum as pessoas confundirem o hobby com o Aeromodelismo. Acredito que essa confusão ocorre porque o Aeromodelismo foi uma das primeiras práticas de modelismo a serem iniciadas no Brasil. Só por curiosidade, o Aeromodelismo teve início no país em 1936 enquanto que o Plastimodelismo somente chegou em 1957.

Assim, as pessoas acabam associando o Aeromodelismo ao Plastimodelismo e fazem conclusões precipitadas sobre o Plasti. Esse post vem para deixar bem claro as diferenças para aqueles que ainda confundem os dois passatempos.

Objetivos Diferentes

A primeira e principal diferença entre os dois tipos de modelismo está em seus objetivos. Enquanto o Aeromodelismo tem como foco fazer os aviões em escala voarem, o Plastimodelismo tem como objetivo criar peças de exposição acuradas.

Assim, o aeromodelista acaba focando em uma boa montagem (ou compra) da estrutura do avião e instalação de equipamentos que dão o melhor controle para que ele voe com perfeição, necessitando conhecer alguns princípios aerodinâmicos, mecânicos e eletrônicos.

Já o plastimodelista foca em detalhar ao máximo os modelos, deixando-o o mais perto da realidade, para serem vistos e admirados pelas pessoas. Para isso, ele conta com um arsenal de informações sobre construção, pintura e técnicas de simulação de intemperismo e envelhecimento.

A graça do Aeromodelismo está em controlar os aviões e voar com eles (movimento), enquanto que no Plastimodelismo está em torná-los uma pequena obra de arte (estática) em um local de grande destaque para que todos possam vê-la, geralmente com valor histórico.

diorama_plastimodelo

Nas exposições de plastimodelismo é comum ver dioramas, que são retratos de uma cena.

Valores

As pessoas, por desconhecerem as diferenças entre o Plastimodelismo e o Aeromodelismo, acabam achando que o primeiro é tão caro quanto o último. Por conta de o Aeromodelismo necessitar de diversas peças diferentes como servo-controles, rádio controle, motores, entre outros, é plausível dizer que é um modelismo (bem) mais caro.

Não que a prática do Aeromodelismo não seja legal (e eu ainda vou aprender a controlar um avião desses), mas com os valores necessários para comprar um kit completo de aeromodelismo, é possível adquirir muitos kits de plastimodelo que te entreterão por muito tempo.

Para fazer uma comparação, é possível encontrar no mercado aeromodelos de aprendizado (mais em conta) completos para o voo por cerca de R$ 500,00. Com esse mesmo valor é possível comprar diversos kits de ótima qualidade e em várias escalas diferentes.

Manutenção

Outra grande diferença entre os modelismos. A manutenção de um aeromodelo passa pela limpeza e conservação dos elementos mecânicos e eletrônicos, o que te obriga a entender um pouco dessas disciplinas, o que não chega a ser chato, mas pode não ser trivial para algumas pessoas. Além de ter alguns custos a mais na compra do combustível (ou de novas baterias) para continuar se divertindo com ele.

Já no plastimodelismo o único cuidado para a sua manutenção é a limpeza. E aí é ter cuidado ao passar um pano e tirar o pó e sujeira que se acumulam nos modelos. Uma boa opção é o uso de pincéis e aerógrafos.

rc_aeromodelo

Esse grupo deve ter um certo trabalho para guardar esse aeromodelo.

Espaço

Querendo ou não, ambos hobbies ocupam espaço para guardar os kits. 🙂 Certamente os aeromodelos exigem um cuidado maior por conta dos componentes mecânicos e eletrônicos, mas geralmente um aeromodelista costuma ter somente três aviões em escala.

Já um plastimodelista certamente terá caixas e mais caixas, além dos kits já prontos espalhados pela casa (esse é um ponto que deve ser conversado em família).

Conclusão

Há grandes diferenças entre os dois hobbies de modelismo. Nem por isso eles precisam ser exclusivos, inclusive, há quem curta o Aeromodelismo e tem alguns modelos para se divertir de vez em quando e voar por aí, ao mesmo tempo que se diverte em casa montando diversos kits de plastimodelismo. 🙂

Espero que esse post tenha deixado um pouco mais claras as principais diferenças entre as duas práticas.

Abraços.


Gostou da leitura? Dê uma passada na Loja da Usina dos Kits, confira dezenas de produtos para a prática do plastimodelismo e adquira já o seu!


Tags: , ,


About the Author

Engenheiro e Mestre em Eng. Elétrica, Empreendedor, Gestor e Coach fascinado pelo mundo do Empreendedorismo e Gestão Empresarial. Trabalha há mais de um ano com Empreendedorismo Digital e é um dos fundadores da Usina dos Kits.



Back to Top ↑