Geral Plastimodelismo no WhatsApp

Published on maio 15th, 2015 | by Luciano Billotta

3

Plastimodelismo no WhatsApp

Olá amigo plastimodelista, tudo bem?

Já disse em uma matéria aqui do Blog, que o interessante da prática do nosso hobby é estar em contato com outras pessoas que também curtem o Plastimodelismo e poder trocar muitas experiências sobre as montagens que fazemos. Não somente presencialmente nos eventos, mas também no mundo virtual como nos diversos fóruns e grupos de Facebook.

Certamente, aproveitando a febre dos aplicativos móveis, não era de se espantar que  uma hora ou outra surgiriam comunidades de Plastimodelismo também no WhatsApp. Assim, Eduardo Bragança tomou a frente e criou o primeiro grupo de WhatsApp brasileiro conhecido e focado na troca de informações e notícias sobre o Plastimodelismo.

O grupo conta com 47 pessoas bastante participativas que trocam informações diariamente sobre dicas, divulgação de montagens, vendas de kits e muitos outros assuntos. Aproveitei e fiz um bate-papo rápido com o Eduardo para entender um pouco mais de suas motivações e as suas impressões sobre o hobby. Segue abaixo a conversa:

Quando você começou a se envolver com o Plastimodelismo?

Era ainda criança e meu pai já tinha alguns kits, ele montava pra usar os mesmos pra brincar comigo e com meu irmão Michell; tirávamos tudo da mesa da cozinha, inclusive o forro onde abaixo estava pintada uma pista e ali meu querido pai brincava conosco. Então a maioria dos kits eram de aviões, muitas vezes ele reforçava os trens de pouso pra que não quebrasse toda hora…

“…passamos maior parte do tempo montando por prazer e diversão, pois é esse o intuito do hobby DIVERSÃO.”

Então com o passar dos anos a vontade de brincar foi passando e a curiosidade sobre a montagem foi surgindo, até que um dia num supermercado comum aqui da cidade… isso mesmo num SUPERMERCADO, apareceu uma prateleira cheia, abarrotada de kits da revell, depois desse dia a paixão foi só crescendo. Sempre fui modelista, tenho aeromodelos, helimodelos e não queria deixar de não praticar o plastimodelismo.

Grunman A-6A Intruder postado por Marco Marquesini que está à venda através do Grupo no WhatsApp.

Grunman A-6A Intruder postado por Marco Marquesini que está à venda através do Grupo no WhatsApp.

O que te levou a criar um grupo de Plastimodelismo no WhatsApp?

Bom a criação do grupo foi para que as pessoas mais experientes pudessem auxiliar os novatos e mesmo os mais velhos de casa usarem o canal para trocar informações ou até mesmo realizar negociações de kits e materiais. Como eu não sou aquele plastimodelista mestre e tinha muitas dúvidas sobre muita coisa, resolvi criar um grupo para que o mesmo pudesse estar me auxiliando também… e tem sido muito vantajoso, muita informação que tenho agora veio dos amigos que lá estão e que colaboram com os que estão iniciando, ou até mesmo com os que montam por lazer como é o meu caso.

As interações que já estão acontecendo no grupo estão de acordo com suas expectativas iniciais?

Sim. Inclusive já ultrapassaram!

O que viu de interessante que está rolando no grupo do Whats?

Pergunta muito complexa… rsrrsr temos mais de 800 mídias enviadas no grupo e mais de 5000 mensagens trocadas é muita coisa, posso resumir que nesse pouco tempo tive muita informação importante que foi de extrema importância para a prática do hobby. O que posso falar assim como experiência própria é que, alguns materiais podem ser facilmente substituídos por materiais que não são específicos do modelismo, alguns eu mesmo tive o prazer de passar lá no grupo, outros eu fiquei sabendo por lá.

Foto compartilhada no grupo por Marcos Monay no recebimento de sua mais nova aquisição.

Foto compartilhada no grupo por Marcos Monay no recebimento de sua mais nova aquisição.

Como você enxerga a prática do hobby aqui no País?

O Brasil não é um país forte no hobby pelo pouco que sei, o plastimodelismo é mais praticado em países frios, onde não se tem muito o que fazer na rua, então as pessoas tendem a ficar em casa fazendo algo, nesse caso, montando kits. Como estamos num país tropical não temos muito o que fazer, a cultura do modelismo está caindo muito, do plastimodelismo então nem se fala, conheço diversas lojas de modelismo que acabaram fechando, por esses e outros motivos.

Um deles é a popularização da compra na internet, que pra nós às vezes é vantagem e às vezes não. Outro é o elevado preço dos kits aqui no Brasil, tem vendedor que acha que o kit que está vendendo é de ouro. Então acho que o plastimodelismo em si tem adormecido, aliás grande parte do “sono” do nosso hobby ou da culpa dessa modalidade estar sumindo é sim dos próprios modelistas (NÃO ESTOU GENERALIZANDO).

Mas sendo bem sincero, existem modelistas que têm o mundo deles no centro do umbigo, não passam informações, não conversam, não trocam experiências, não ajudam quem está começando. Modelistas que vendem material e kits além de cobrar preço exagerado atendem clientes nas suas lojas como se não fossem ninguém, eu mesmo fui atendido em algumas lojas em BH que não deram a mínima atenção à mim.

Nos eventos então nem se fala, é uma verdadeira vergonha, existem modelistas que expõem seus kits e nem ao menos se dão ao trabalho de responder às perguntas de crianças e jovens que poderiam se interessar pela prática do hobby. Finalizando essa pergunta, acho que a grande parte da culpa do hobby estar adormecendo vem do orgulho dos modelistas que tem esse perfil.

Montagem do Stuka 1/32 realizada por Marcelo Mattos e compartilhada no grupo.

Montagem do Stuka 1/32 realizada por Marcelo Mattos e compartilhada no grupo.

Quer deixar uma mensagem final para os leitores do Blog da Usina dos Kits?

Deixo a todos um forte abraço e agradeço muito pelo imenso prazer de ter adicionado cada um lá no grupo, agradeço ainda mais àqueles que permaneceram e estão conosco até hoje. E com muito prazer, quero dizer que aqueles que estão curiosos, ou que simplesmente têm vontade de entrar no hobby mas encontram muita dificuldade, que lembre que não tem segredo montar um kit, não é um bicho de 7 cabeças.

Concluindo, sempre que eu tiver disposição para ajudar aqueles que têm dúvidas ou aqueles que querem começar, estarei aqui e o farei com muito prazer, afinal passamos maior parte do tempo montando por prazer e diversão, pois é esse o intuito do hobby DIVERSÃO, assim como diz meu amigo Paulo Phellipe, lá de BH, dono do canal Plasti Tv. Enfim divirtam-se e contem comigo para qualquer dúvida ou ajuda.

—-

Muito bacana os assuntos que o Eduardo elencou, fica como reflexão a postura que, infelizmente, alguns plastimodelistas ainda possuem de não compartilharem seus conhecimentos com outros. Felizmente, acredito que essa é uma prática que cada vez mais está diminuindo, pois a comunidade do plastimodelismo está se fortalecendo e se unindo cada vez mais através de novas ferramentas de comunicação como é o caso do WhatsApp.

Fica aqui o nosso muito obrigado ao Eduardo por ter motivado vários praticantes a fazerem parte desse grupo e também pelo tempo despendido a responder as nossas perguntas.

Caso tenha interesse em participar do Grupo de Plastimodelismo no WhatsApp procure pelo Eduardo Bragança no Facebook. Certamente você será adicionado e muito bem recebido por todos lá do grupo. 🙂

Abraços e até a próxima.


Gostou da leitura? Dê uma passada na Loja da Usina dos Kits, confira dezenas de produtos para a prática do plastimodelismo e adquira já o seu!


Tags: , , , , , , , , ,


About the Author

Engenheiro e Mestre em Eng. Elétrica, Empreendedor, Gestor e Coach fascinado pelo mundo do Empreendedorismo e Gestão Empresarial. Trabalha há mais de um ano com Empreendedorismo Digital e é um dos fundadores da Usina dos Kits.



Back to Top ↑