História ICM

Published on maio 21st, 2015 | by ES1

0

Fabricante em enfoque: ICM

 

Não é lá muito conhecida de nós brasileiros em geral(ainda). E é por isso que vamos trazer pra vocês tudo sobre esse fabricante que já tem 16 anos de estrada.

Baseada em Kiev(ou Kiyv, se preferir), ela inicialmente trabalhava com moldagem geral de plásticos, voltada para o mercado ucraniano até que, anos depois, a gerência de lá resolveu apostar as fichas na moldagem de kits de montar, mercado que estava ganhando muito impulso por aquelas bandas também. Hoje, ela produz kits de aviação, militaria, automóveis e navios com escalas que vão desde 1/350 até 1/35.

Galgando os percalços no meio do caminho, a ICM já domina todo o ciclo de produção de um kit, desde a prototipagem, até a ferramentaria e injeção, com máquinas digitais no estado-da-arte. Hoje a ICM inclusive participa de feiras

Mas como entrar num mercado dominado por Tamiya, Revell & companhia? Simples: ofereça um portfólio diferenciado de veículos alemães e russos.

Mas qual a diferença? Todas as grandes fábricas de kits já lançaram produtos cobrindo esses temas!

Ah, elas não fabricam as várias sub-versões do caça russo I-16(1/48 e 1/72), nem mesmo lançaram o Opel Kapitän Staff Car (1/24).

Ford V3000 Maultier ambulância(vem com motor)

Apesar de focar-se em militaria russa/soviética, a ICM apresenta kits muito convincentes de itens ingleses, americanos e alemães(sendo que o últimos perdem em variedade apenas para as miniaturas que carregam a estrela vermelha).

ZiL-157 da ONU 1/72

Se você é um modelista que adora representar os veículos e Exército Brasileiro, a ICM é uma pedida quase obrigatória na escala Braille:

Afinal, o Ural 375/4320 poder ser convertido…

…para chegamos a um dos caminhões Ural 375 do EB.

Além do 375/4320 6×6 e 4×4 caçamba, ainda há veículos mais especializados, como o Ural 43203(carro de comando), 4320 cabine fechada(transporte de mantimentos) e até uma conversão para carreta, usada pela FAB. Eles estão reunido ao redor de Pirassununga, onde fica a AFA e o EB possui uma base.

Dornier Do-215B5 Fernnachtjäger

Para um modelista da Luftwaffe ter a chance de montar um Heinkel He-51B com flutuadores, ou um Dornier Do-217 Nacthjäger, não é muito comum. Ainda mais se levarmos em conta que os kits são bem moldados em geral e os ucranianos fizeram o favor de deixar os modelistas de militaria babando em kits como o Ford V3000S e o Mercedes-Benz G4 usado pelo alto-oficialato alemão. Se você gosta das aeronaves da terra do sol nascente, quem você acha que oferece o biplano Kawasaki Ki-10?

Ki-10. Fãs do World of Warplanes e do Warthunder conhecerão.

Tupolev SB durante a Guerra Civil Espanhola. Sabia que, naquela época rolavam dogfights entre bombardeiros?

Vinda do praticamente desconhecido, a ICM hoje se dá ao luxo de ofertar versões mais acuradas e melhores de montar que muitos fabricantes ocidentais, como é o caso do interceptador MiG-31(chamado de Foxhound pela OTAN), que é superior ao do ofertado pela Revell e Zvezda.

Jogo de armas russas ar-solo(de baixo pra cima, da esquerda pra direita): pod B8M1(80mm), pod B13L(122mm), Kh-29T, KAB-500Kr, Kh-59M, pod de datalink APK-9 e Kh-31P

No setor de militaria, muitos itens da ICM vão complementar o catálogo de outros fabricantes, afinal tanques e veículos blindados de transporte russos podem ser achados na Revell, Tamiya, PST e Italeri, mas e os caminhões? E os lançadores Grad e Katyuscha?

E sobre a qualidade de detalhamento? Portfólio só não salva.

Eis as fotos do Spit 1/48, montado DDC(fotos da Cybermodeller, versão montada por Michael Benolkin):

Painel, manche, pedais e colimador

Detalhamento sob o motor

Rolls-Royce Merlin

Compartimento do canhão Hispano HS404/Mk.I 20mm

Sobre as militarias, temos o exemplo da Mercedes L1500S LLG(1/35, montada e revisada por Adam Noremberg, do The Modelling News):

Motor, chassi, suspensão, radiador, barra de direção, filtro de ar, carburador, cárter, transmissão, barra de direção…

Só uns pontinhos de injeção aqui ou ali….

A Ucrânia, aliás, têm se mostrado um celeiro e tanto de marcas interessantes para nós, plastimodelistas. Roden e Unimodel que o digam. Mas isso é história pra outro dia…


Gostou da leitura? Dê uma passada na Loja da Usina dos Kits, confira dezenas de produtos para a prática do plastimodelismo e adquira já o seu!


Tags: , , , , , , ,


About the Author

Engenheiro de computação formado na UFES e com diversos cursos na área de redes e tráfego de dados, absolutamente louco por carros, aviões, trens, tanques, caminhões, história e estratégia. É o braço técnico da UdK.



Back to Top ↑