Kits

Published on agosto 4th, 2014 | by Luciano Billotta

1

6 Razões para se tornar Plastimodelista

Olá, tudo bem?

Sou um novato nesse mundo do plastimodelismo e mesmo tão recente já ficou comum ouvir dos meus amigos a pergunta “Por que você começou a praticar esse hobby?”. Ao invés de responder com uma resposta tão simples (como naquela propaganda de cerveja…), busquei elencar os principais motivos que, acredito eu, levam uma pessoa a se tornar plastimodelista.

Leia abaixo as principais razões para praticar o hobby.

Você relaxa

Trabalhar com coisas manuais e se dedicar aos detalhes da montagem de um kit me levam para um outro mundo. Como é uma prática que me traz prazer (não é à toa que é um hobby), meus pensamentos ficam envolvidos pela atividade. Automaticamente os problemas do dia a dia e as pressões do trabalho desaparecem, o tempo passa rápido e a mente relaxa.

Você faz novas amizades

Os plastimodelistas são muito unidos e gostam de compartilhar seus conhecimentos e trabalhos realizados. Seja pela internet em fóruns, grupos ou sites, ou presencialmente com vários eventos que ocorrem espalhados pelo Brasil afora. É uma oportunidade para se aprender novas técnicas, conhecer as histórias curiosas sobre os modelos expostos e bater papo com pessoas que possuem o mesmo interesse que o seu.

Você aprende a se organizar

Deixar um kit prontinho para ser exposto não ocorre da noite para o dia. Uma montagem exige uma certa dedicação de algumas semanas (meses, até mesmo anos em alguns casos…) para ficar pronto. Portanto é necessário que você se organize no seu dia a dia para ter um tempinho para a montagem de um kit. Você acaba desenvolvendo a paciência e disciplina para ver um projeto de médio prazo ficar pronto. E a sensação de dever cumprido por ver um kit montado é indescritível…

Você também aprende a se organizar com os materiais utilizados na bancada de montagem do kit. Experimente deixar os materiais espalhados pela casa (começando a perdê-los) e você vai entender o que estou falando. 🙂

Bancada super organizada.

Você adquire novas habilidades

Como o trabalho é feito de forma manual, você aprende a utilizar diversas ferramentas, como: pincéis, cortadores, lixas etc… Dessa maneira você passa a ter mais destreza, precisão e firmeza na mão. Além disso, o seu conhecimento com tintas e vernizes se amplia bastante e você passa a analisar e entender como certas misturas de tintas irão gerar a tonalidade que você tanto deseja.

Você adquire conhecimentos culturais e históricos

Ao montar um kit, você passa a conhecer um pouco mais do objeto que a miniatura representa. E assim, você se motiva a descobrir como foi o desenvolvimento do projeto (real), como suas peças eram montadas, as tecnologias utilizadas da época, as formas de produção, etc. Também acaba por conhecer em qual contexto histórico ele foi utilizado e também fatos e curiosidades que dificilmente um professor de história poderiam te passar através das aulas.

Grupo de Plastimodelismo no ES analisando plantas de aviões.

Você passa um tempo saudável com os filhos

Eu não possuo filhos ainda, mas ouço esse argumento de alguns amigos plastimodelistas que compartilham o hobby com seus rebentos. Praticando o plastimodelismo, é possível passar um tempo de qualidade com seus filhos. Além de ser uma atividade recreativa para eles (e para você também), é um momento especial em que é possível ganhar mais intimidade para conhecê-los, e ainda pode fazer com que se sintam parte de uma equipe, fortalecendo ainda mais os laços familiares.

Concorda com as razões expostas aqui? Caso tenha outros motivos para praticar esse hobby tão empolgante, contribua com a gente pelos comentários. 🙂


Gostou da leitura? Dê uma passada na Loja da Usina dos Kits, confira dezenas de produtos para a prática do plastimodelismo e adquira já o seu!


Tags:


About the Author

Engenheiro e Mestre em Eng. Elétrica, Empreendedor, Gestor e Coach fascinado pelo mundo do Empreendedorismo e Gestão Empresarial. Trabalha há mais de um ano com Empreendedorismo Digital e é um dos fundadores da Usina dos Kits.



Back to Top ↑