Kits

Published on agosto 14th, 2014 | by Luciano Billotta

0

Quero montar meu primeiro kit. Por onde eu começo?

Você achou curiosas essas miniaturas de plástico e deseja montar o seu primeiro kit? Parabéns pela decisão! Mas agora vem a pergunta: “Por onde eu começo?”

Não se preocupe, essa é uma pergunta normal e o objetivo desse post é respondê-la. 🙂 E espero que, com as dicas expostas aqui, você encontre o seu caminho e se empolgue cada vez mais com o hobby, aperfeiçoando-se para montar (ao longo do tempo) kits mais desafiadores.

Os fabricantes tentam reproduzir ao máximo os detalhes do objeto que eles representam e com isso, quanto mais detalhes, mais trabalhosa também é a montagem deles. Por isso, quanto mais intrincada é uma miniatura, maior é a  necessidade de utilização de ferramentas auxiliares como alicates, pincéis, serras, colas, tintas, etc…

snapit

Snap-it da fabricante AMT que já vem com a carroceria do carro da Nascar pintado.

Acredito que, nesse momento, não vale a pena investir em tantas ferramentas e materiais para montar o seu primeiro kit. Chegando à mesma conclusão, os fabricantes criaram uma linha que facilita bastante a vida do plastimodelista iniciante/curioso. O nome dessa linha é “snap“, que traduzindo para o português seria como “encaixe”.

A montagem se dá somente pelo engate das peças entre si (geralmente ouvindo-se um clique no final do encaixe delas), não necessitando de colas para que elas fiquem fixas. Além disso, em alguns kits, as peças principais já vêm coloridas, isentando o plastimodelista iniciante a mexer com tintas e pincéis, nessa primeira montagem.

Como tudo na vida, um snap é uma questão de compromisso: se por um lado a montagem é facilitada, pelo outro os detalhes do objeto que elas representam podem não apresentar de forma totalmente fiel os detalhes conforme outros kits mais avançados (e que são contra-indicados nesse primeiro momento). Mesmo assim, como uma primeira montagem, vale muito a pena experimentar um kit desses.

snap_hobbyboss

Snap da Hobbyboss com o “Easy Assembly Authentic Kit”.

As principais marcas de Plastimodelismo oferecem kits com essa facilidade. Há soluções com níveis de habilidades diferentes: se você deseja um kit para exercitar somente as capacidades de montagem, sem ter de pintar ou decalcar, a fabricante Revell/Monogram possui a marca especial chamada de “Snap Tite” (figura lá do início do post), assim como a Tamiya possui o “Snap-Loc” e a AMT o “Snap-it” (inclusive com carros de competição cujas intrincadas pinturas e marcações já vêm prontas);  já no caso de você já ter montado outros kits “Snap” e queira exercitar pinturas e decalques, a Hobbyboss apresenta uma linha de kits de nome “Easy Assembly Authentic Kit” (Kit autêntico de fácil montagem), que é o último degrau para quem deseja partir para os kits que exigem pintura, colagem, etc…

Recomendamos que você escolha algum kit “Snap Tite” da Revell/Monogram ou “Snap-it” da AMT, pois além de serem fáceis de montar, as pinturas desses kits são muito legais. Logo mais quando o bichinho do plastimodelismo te morder pra valer, é interessante pegar alguns kits “Easy Assembly Authentic Kit” da Hobbyboss para começar a praticar as pinturas.

Espero que o conteúdo desse post tenha sido útil. 🙂

Um abraço e até mais.


Gostou da leitura? Dê uma passada na Loja da Usina dos Kits, confira dezenas de produtos para a prática do plastimodelismo e adquira já o seu!


Tags: , , ,


About the Author

Engenheiro e Mestre em Eng. Elétrica, Empreendedor, Gestor e Coach fascinado pelo mundo do Empreendedorismo e Gestão Empresarial. Trabalha há mais de um ano com Empreendedorismo Digital e é um dos fundadores da Usina dos Kits.



Back to Top ↑