Ferramentas aplicativos

Published on setembro 29th, 2016 | by ES1

0

Aplicativos para o plastimodelismo

Estamos no que se chama de era da informação. Quem insistiu em se manter de fora, pouco a pouco acaba, ou indo para o ostracismo, que é um passo antes do desaparecimento; ou vira um nicho raríssimo como a alfaiataria. Algumas empresas morreram, outras prosperaram; atividades são criadas e tantas outras têm de se adaptar: assim tem sido com o plastimodelismo, que se mantém firme na competição pelo tempo livre das pessoas, junto com jogos, esportes, diversos hobbies e mídias sociais.

Aproveitando-se da onda de inovação, muitos softwares e plataformas passaram a ser usados pelos plastimodelistas, aumentando o horizonte de possibilidades. Listamos aqui alguns dos mais usados e interessantes. Está pronto para fazer o download?

Alquimia das tintas

maxresdefaultAté bem pouco tempo, não tínhamos disponibilidade de comprar tintas específicas pro nosso hobby a um preço justo, e isso forçou muitos a recorrerem às tintas para artesanato como as Corfix, Mural Colors(R.I.P.) e Acrilex. Embora mais fáceis de achar, obviamente essas marcas não sabem o que é RAL, RLM, FS, nem nada do gênero. Portanto praticamente nenhuma cor pode ser usada diretamente no modelismo para reproduzir um tom oficial.

Para resolver esse problema, um modelista brasileiro criou um programinha freeware que catalogava as cores oficiais dos fabricantes e as misturava entre si para gerar qualquer tom desejado, dando as proporções para formulação. Com apenas 5 cores(azul ciano, magenta, preto, branco e amarelo) o modelista cria qualquer tonalidade, mas também pode usar um mix genérico de cores como ponto de partida. O software é tão versátil que permite ler imagens escaneadas e fotos na tela do computador também. Para mais dados e/ou baixar o programa, segue o link do blog. Se puderem, doem para apoiar essa iniciativa!

Aplicativos de desenho vetorial

inkscapePara quem cria modelos do zero, adiciona partes em scratch ou faz decalques, é absolutamente necessário ter um programinha de desenho da classe do Corel Draw, Adobe Illustrator, Inkscape e Livebrush. Com tais softwares, o modelista pode criar peças complexas, reescalar ilustrações técnicas e até criar e imprimir decalques(desde que tenha papel específico para esse fim). Embora alguns sejam pagos(caso do Corel X8 e do Adobe Illustrator), você pode se aventurar no Inkscape(foto) e no Livebrush.

Programas CAD

autocad-2007Os programas de desenho assistidos por computador seguem em linhas gerais algumas funcionalidades dos software vetoriais citados antes, então também é possível criar peças em scratchbuilding neles. O diferencial aqui é outro: eles permitem a criação de objetos reais de inúmeras formas diferentes(ideal para a criação de elementos com impressoras 3D) e a criação de perfis a partir de imagens tridimensionais. Boas opções são o FreeCAD, o AutoCAD(foto), QCAD e o LibreCAD.

Programas de simulação de circuito

qucsAlguns modelistas estão indo um passo além da simples montagem artística e estão colocando partes funcionais nos modelos, com acionamento por motores, servos, luzes, efeitos sonoros, micro controladores, comandos remotos e muitos outros itens eletrônicos que exigem, além de conhecimento em elétrica, de programas para auxílio a desenho de placas de circuitos.

Dentre os programas mais comuns, podemos citar o QUCS(foto), o Circuit Maker e o Eagle. Com qualquer desses programas, uma pessoa com conhecimento mínimo de circuitos e eletrônica pode criar leiautes para placas de componentes e as interligar a motores, alto-falantes e LEDs, dando vida às miniaturas.

Organizador de coleções

imagetext1Quem nunca teve problemas de lembrar se possuía ou não determinada peça? Para lhe ajudar a manter controle da sua coleção, citamos o Personal Collect Organizer.

Apps para celular

Com a popularização de smartphones cada vez mais potentes e baratos para o público, diversos desenvolvedores passaram a focar em nichos dos mais diversificados. De bem-estar até higiene, pode-se ter aplicativos para tudo e para todos. Obviamente o plastimodelismo não ficou de fora e o entusiasta tem acesso a vários aplicativos bem úteis.

O problema é que há três vertentes principais de programas, de acordo com o sistema operacional que cada aparelho usa(Android, iOS e Windows Mobile) e nem sempre há disponibilidade para todas as plataformas dos mesmos aplicativos(usuários do Windows Mobile têm sido persistentemente desfavorecidos em particular nesse aspecto).
figura2O app mais famoso para tablets e celulares é o Scale Model Helper que vem com funcionalidades de tabelas de cores, listas de atividades para as montagens e funcionalidades que podem ser usadas tanto no plastimodelismo, como no ferreomodelismo. Com contato direto entre os desenvolvedores, o app promete constante atualizações e melhorias com a ajuda dos usuários.

figuraA AK Interactive também está presente no mundo dos aplicativos de smartphone com um software homônimo: com ele, o modelista pode trabalhar todo o espectro do hobby. Assim, você pode ler as tech sheets deles, ver que produtos servem para qual tipo de aplicação, aprender a usar cada item da linha AK, assistir vídeo aulas e ainda adquirir em formato digital, várias publicações como a Aces High e Tanker.
Outro software interessante para os aparelhos que rodam Android é o Scale Model Assistant que é basicamente um conversor de cores que usa as fabricantes mais famosas(FS, Games Workshop, Gunze, Humbrol, LifeColour, Revell, RLM, Tamiya, Testors, USFS, Vallejo and Xtra Color) para achar as correspondências entre si, mas pode também “ler” novas cores com a câmera do smartphone e um leitor de códigos QR.

figura1Para os donos de celulares com iOS, a saída é o iModelKit. Com esse software, é possível checar tabelas de cores ou criar as suas próprias; também é possível simular misturas, calcular escalas e dimensões além de criar notas de montagem dos kits. Por 7 dólares é possível adquirir a versão sem publicidades de terceiros.

Outro software para os aficionados é o ModelScale. Nele é possível fazer conversão entre escalas, criar escalas personalizadas e ainda fazer gerência da montagem através de notas.

Esses dois softwares podem ser vistos e adquiridos através do iTunes.

Para os usuários dos Nokias/Microsoft, a notícia não é tão boa: não há aplicativos dedicados para o Windows 10 Mobile ainda. Quem sabe se com a nova plataforma que unifica a programação de aplicativos para computador, tablet e telefone não vá resolver a baixa quantidade de apps disponíveis?

afvmodellerObviamente, essa lista não está completa pois ainda falta falar da presença de publicações de modelismo para usuários de aparelhos portáteis. Seja no Android, iOS ou mesmo no Windows Mobile, revistas como AFV/AIR Modeller(foto), Tamiya Model Magazine, Finescale Modeler, Scale Auto Magazine e outras podem ser encontradas como apps grátis que servem como plataformas para se baixar as revistas através de um pagamento.

Agradecimento

Gostaria de deixar aqui minha gratidão ao amigo aviador e modelista Francisco Júnior pela sugestão de pauta. Espero que isso venha ajudar inúmeros praticantes Brasil afora!


Gostou da leitura? Dê uma passada na Loja da Usina dos Kits, confira dezenas de produtos para a prática do plastimodelismo e adquira já o seu!


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


About the Author

Engenheiro de computação formado na UFES e com diversos cursos na área de redes e tráfego de dados, absolutamente louco por carros, aviões, trens, tanques, caminhões, história e estratégia. É o braço técnico da UdK.



Back to Top ↑