Ferramentas Real Colors

Published on novembro 6th, 2017 | by ES1

0

Realidade expandida: o que são as Real Colors?

Uma nova linha de tintas está sendo disponibilizada pela AK Interactive a partir de agora: tratam-se da Real Colors, que vem causando bastante curiosidade e burburinho no mundo do modelismo. Mas entre tanto falatório, o que é verdade e o que é mito? O que esperar efetivamente dessa nova linha?

Para responder a todos os questionamentos que você deve ter, a AK lançou uma série de vídeos sobre a linha Real que fazem parte dessa matéria. Antes, porém, um pouco de background precisa ser dado.

De onde veio a idéia da Real Colors?

É notório que o modelismo começou tendo muito mais kits que materiais para decorá-los adequadamente. Nos primórdios desse fascinante hobby, lá no fim da IIGM, havia a disseminação da  tecnologia de injeção de plástico e um verdadeiro mundo de assuntos para serem cobertos. Mesmo assim, demorou um tempo para que se surgissem materiais de pintura adequados.

Era muito comum usar tintas automotivas e até mesmo residenciais, guache ou artísticas(para os mais abastados) para finalizar adequadamente as miniaturas. Com os anos, passou-se a dar maior atenção às tintas e vernizes específicos, que começaram a surgir com base de chumbo e esmalte sintético(as famosas enamel) até que, anos depois, as Tamiya e Gunze surgiram como autênticos divisores de águas. Suas linhas de lacas acrílicas dominariam o mercado de alto nível e depois se popularizando para os demais segmentos de hobbystas.

Anos depois, uma empresa espanhola chamada Vallejo sacudiu o mercado novamente com tintas 100% acrílicas e, ao contrário de boa parte de suas antecessoras que se focavam em cores, agora estávamos falando também de padrões de pintura. Essa mudança de paradigma nos tirou de misturas de tinta para cores oficiais RAL/RLM, FS, BSC e afins. Em vez de Army Green ou de Black, estávamos agora vendo Olivgrün e NATO Black nos portfólios.

Claro que uma miríade de soluções criou fãs e detratores em iguais proporções…

Tintas como a AK, Vallejo, Hataka e MIG têm características que diferem das encontradas nas Gunze e Tamiya(pois são quimicamente diferentes). Então o modelista via-se num dilema: seguir usando tintas com que já estava acostumado (mas tendo que criar misturas de cores com dois ou até três tons para chegar a uma correspondência) ou migrar para uma linha de tintas com a qual você não se acostumou e/ou não gosta só para ter uma correspondência historicamente exata de um tom específico? Aparentemente um meio termo acessível ainda não existia(já que a Mr.Hobby tinha essa correspondência histórica, mas não era tão fácil de achar por aqui e, em geral, era mais cara).

Eis que o problema chega ao fim!

Após mais de dois anos de pesquisa, a AK desenvolveu uma linha de lacas acrílicas de última geração, com fórmulas no estado-da-arte preocupada com a acuidade histórica das mesmas. Assim, os fãs “de Tamiya” e de “Gunze” não só não estranharão a nova linha, como até mesmo poderão aproveitar as tintas e diluentes que já possuem!



Nesse vídeo introdutório já começamos com o básico sobre elas: o lote inical de 114 cores será futuramente expandido e é focado tanto em militaria quanto em aviação. Além de cores auxiliares, vernizes e transparências, há um thinner de alta compatibilidade com outras marcas. A própria tinta é compatível com outras para que sejam efetuadas misturas ao nosso bel-prazer. Cada frasco de 10ml deve ser diluído antes da aplicação.



Por falar em diluição, as Real Colors trabalham bem com diversos tipos de solventes, de forma que um usuário contumaz de Tamiya ou Mr.Hobby não precisará comprar um estoque novo de solventes, pois os thinners 87077 Tamiya Lacquer Thinner e T-103:600 Mr.Hobby Thinner funcionaram perfeitamente. Até mesmo o AK712 que é o Acrylic Thinner diluiu a tinta RC perfeitamente!



Prosseguindo os testes de compatibilidade, agora, o thinner não está no nosso foco, e sim, como as tintas comportar-se-ão misturadas com suas concorrentes. Mr.Hobby e Real Colors inicialmente e Tamiya e Real Colors em seguida, ambas diluídas em solvente RC!



Obviamente, teste nenhum diz tanto quanto o da aerografia e as Real Colos são aplicadas puras ou misturadas com Tamiya ou Mr.Hobby(devidamente diluídas com o solvente RC). As peças não receberam demão de primer, tendo a tinta atingido o plástico puro e, em todos os casos, houve aderência e cobertura dentro da expectativa. Uma vez seco, nota-se o aspecto fosco e da tinta e sua resistência ao manuseio, ainda que recentemente coberta.



Dessa vez, em vez de mudar os tipos de tintas, são os solventes que são intercambiados: Tamiya, Gunze, Gaia e até mesmo o AK712 para tintas acrílicas são usados para aerografar as Real Colors em peças sem primer. SPOILER ALERT: destaque para a cobertura da tinta branca em cima de uma peça crua com a tinta diluída em solvente acrílico!



Fitas de mascaramento tipo Tamiya e Revell também parecem não afetar a aderência das tintas Real Colors uma vez secas. E como a laca acrílica e o esmalte sintético são incompatíveis, pode-se aplicar weathering da AK diretamente sobre a tinta em alguns casos.



Como as Real Colors não interagem quimicamente com as tintas acrílicas normais da AK, não foi preciso isolá-las com verniz antes de aplicar o produto de chipping.



Assim como as acrílicas, as tintas de laca também não são afetadas nem pelas tintas à óleo e nem pelo white spirit.



Os weatherings da AK também funcionam perfeitamente com as novas tintas, podendo ser aplicados sem nem sequer uma camada de verniz para fazer o isolamento!



Após o vídeo de aplicação de streaking, chegamos às seguintes conclusões:

  1. As Real Colors vieram para disputar sua fatia de mercado contra Tamiya e Gunze;
  2. A linha RC será expandida em breve com a adição de novas cores e sets temáticos especiais ;
  3. Essas tintas não substituirão as AKs convencionais acrílicas, servindo apenas como opção para aqueles que queiram testar uma novidade ou pros usuários estabelecidos de tintas da classe Tamiya e Mr.Hobby; e
  4. As RCs são extremamente versáteis e podem entrar nas bancadas dos modelistas sem que haja uma necessidade de troca de materiais(como solventes e weatherings) ou mudanças de procedimento.

Como cereja do bolo, o vídeo da aplicação delas com pincel e diluídas em…

…água!



Apenas três demãos de RC diluída 1/1 em água são necessárias para cobrir a superfície previamente aerografada e a secagem é feita em poucos minutos!

Gostou das Real Colors e de como elas podem ampliar ainda mais a gama de opções do modelista? Confira a relação completa de cores já disponíveis para encomenda em nosso catálogo online.

Continue acompanhando a UdK, que sempre teremos novidades!


Gostou da leitura? Dê uma passada na Loja da Usina dos Kits, confira dezenas de produtos para a prática do plastimodelismo e adquira já o seu!


Tags: , , , , , , ,


About the Author

Engenheiro de computação formado na UFES e com diversos cursos na área de redes e tráfego de dados, absolutamente louco por carros, aviões, trens, tanques, caminhões, história e estratégia. É o braço técnico da UdK.



Back to Top ↑