Técnicas dicas para evoluir no modelismo

Published on outubro 14th, 2015 | by ES1

0

As 10 melhores dicas para evoluir no modelismo, segundo a Revell

Vocês já leram dicas vindas de mim, de iniciantes, de modelistas experientes…Mas é a primeira vez que uma empresa vem aqui para dar lições sobre o plastimodelismo. E que empresa seria melhor para isso que a tradicionalíssima Revell alemã? Com tradição que remonta ao longínquo ano de 1956, eles têm propriedade para tanto e é por isso que traduzimos um artigo deles com exclusividade para vocês:

As 10 melhores dicas para evoluir no plastimodelismo

Construir excelentes modelos não é algo necessariamente difícil. Ainda mais por separarmos nossos kits em níveis para cada etapa que os modelistas possam estar. Há modelos para iniciantes, montadores regulares e profissionais. A primeira dica que podemos lhes dar é:

 

1-Procure um modelo que corresponda ao seu nível de experiência

Nas embalagens, geralmente você achará informações sobre o quão complexo o modelo é para montar. Uma boa forma para tirar informações é o seu comerciante local, que pode lhe ajudar sobre produtos e ferramentas úteis.

Todo o início é fácil.

As dicas seguintes para que melhore nas montagens vêm de nossa própria experiência e Know-How de nossos fãs mais experientes. Na nossa comunidade, você achará ajuda e suporte importantes.

 

2-O seu primeiro modelo provavelmente será o mais difícil

dicas para evoluir no modelismo

Quando você escolher seu primeiro kit, já poderá começá-lo.

Apesar de que o modelo na caixa possa vir a representar o box art fielmente, você precisa ter paciência e um certo nível de conhecimento para conseguir isso. Se a sua primeira montagens não ficar 100%, você não precisa se chatear ou se preocupar. Os primeiros modelos de NINGUÉM nunca ficam bons.

 

3-Use as informações do manual

dicas para evoluir no modelismo

Ler manuais não é o hobby de ninguém. Apesar disso, faz sentido você lê-los antes de iniciar a sua montagem para ter uma idéia geral. Leia o manual de ponta à ponta cuidadosamente antes destacar as peças. É comum encontrar peças muito estranhas, parecidas entre si ou que encaixam de várias formas. Por isso é bom conferi-las com as ilustrações do manual.

 

4-Para acabamento perfeito: corte as peças, em vez de quebrá-las

dicas para evoluir no modelismo
O risco de danificar peças ao torcê-las para tirá-las das árvores é muito grande. Use um bisturi ou estilete para a remoção das peças e de eventuais excessos.

dicas para evoluir no modelismo

Teste o encaixe de duas peças antes de usar a cola. Algumas vezes precisamos de um desbaste com uma lâmina ou lixa (de granulação específica) para garantir o encaixe perfeito.

 

5-A colagem das peças

dicas para evoluir no modelismo

Para unir as peças de alguns modelos, você necessitará de uma cola para plástico especial. A Revell indica a Contacta Professional, que possui solvente na composição. Ela derrete o plástico ligeiramente nas zonas de contato, criando uma aderência duradoura. Somente após a secagem(3 a 24 horas) você pode lixar qualquer eventual imperfeição.

dicas para evoluir no modelismo

Com borrachinha de dinheiro, prendedores de roupa de madeira(os de plástico podem reagir com a cola) e um pouco de fita de mascaramento da Revell para ajudar, as peças podem ser mantidas firmes enquanto a cola seca.

dicas para evoluir no modelismo

 

Introdução sobre pintura: aprendendo sobre as coresdicas para evoluir no modelismo

Seja uma réplica ou um modelo saído da sua imaginação, a miniatura ganha vida quando recebe cores. Para a pintura de miniaturas, a Revel recomenda tanto a linha Email Color(esmalte) quanto a Aqua Color(acrílica).
Aviso: essas cores não se misturam!
Iniciantes devem começar com as tintas acrílicas, dado que são de secagem rápida, solúveis em água e de vapores inofensivos da linha Aqua Color. Após o seu uso, um pincel  embebido nessas tintas podem ser limpos simplesmente com o uso de água corrente. Já as tintas com base esmalte usam limpadores específicos omo o Email Color Clean e requerem maior critério em seu uso, pois elas contém solventes mais fortes.

Seja usando pincéis de cerdas naturais como os Painta Standard ou os de cerdas sintéticas da linha Painta Aqua nos tamanhos 0, 2 e 4 são mais que suficientes para qualquer iniciante.

Usando as tintas

dicas para evoluir no modelismo

Tintas precisam sempre ser mexidas antes do uso para que seus componentes em suspensão possam se misturar. Para tanto, use um palito de dente ou de plástico, ou mesmo uma espátula pequena por um minuto aproximadamente. Ao usar a tinta, certifique-se de deixar a boca do frasco de tinta limpa com um pano que não solte resíduos, assim não haverá problemas na hora de fechar o frasco e guardá-lo para os próximos usos.

 

6-Antes de pintar

Preparação é ainda mais importante para a pintura que para a própria montagem em si. Pense atentamente em como pintar tudo sem se sujar. Onde deixará seu modelo secar sem que a área pintada entre em contato com outras superfícies.

dicas para evoluir no modelismo

No início é interessante deixar peças menores nas árvores e fazer a pintura ali mesmo, removendo tudo somente após a secagem. Depois, você poderá usar seus próprios suportes como grampos de roupa ou colar as peças em suportes pelo lado em que essa união não será vista(exemplo: na parte interna de um assento). Depois, corte tudo cuidadosamente.

 

7-Limpeza a pinceladas de ajuste

Antes de iniciar a pintura, é importante que se limpe o kit com água e sabão neutro para que sejam removidas sujeiras, impurezas, impressões digitais e desmoldantes usados na fabricação dos kits. Simplesmente passe água e deixe secar.

dicas para evoluir no modelismo

Antes de começar a pintar, é interessante você testar a tinta dando pinceladas-teste em áreas internas(que fiquem invisíveis após o modelo ser montado)  ou em alguma outra superfície plástica como uma embalagem de iogurte.

 

8-A primeira pincelada na peça

dicas para evoluir no modelismo

Use o pincel regular e uniformemente,  passada após passada e com ligeira sobreposição da área pintada para que o resultado finque o mais uniforme possível. Evite passadas rápidas para frente e para trás, pois isso cria um aspecto inverossímil no final(lembre-se de que isso é um plastimodelo, não uma tábua). Comece com as cores mais claras, senão as mais escuras podem se destacar demais no final.

dicas para evoluir no modelismo

Tons e tintas metálicas precisam de um cuidado especial: elas devem ser aplicadas com pincéis específicos para evitar que elas se misturem com resíduos de cores normais. Deixe as partes pintadas com tons metálicos descansando de um dia para o outro antes de manuseá-las.

 

9-Decalques: os detalhes finais

dicas para evoluir no modelismo

Os modelos conseguem sua realística aparência final graças aos decalques: de marcas nacionais em aviões, nomes em navios aos frisos e logomarcas em veículos, os decalques são o toque final dado às miniaturas.

Adicione as figuras na ordem dada, a menos que a área deixe de ficar facilmente alcançável. Por exemplo: no caso de cockpits de aviões, é melhor decorá-los antes de colá-los à fuselagem.

 

10-Fixando os decalques

dicas para evoluir no modelismo

No acabamento, tempo, paciência e mão firmes são muito mais importantes que ter as ferramentas certas como pinças, tesouras e palitos de dente. Remova um decalque por vez e o prepare.

Decalques são usados com água pois, ao umedecer o papel anti-adesivo no qual reside o filme, ele se descola, liberando a figura para ser posicionada.

dicas para evoluir no modelismo

Então é hora de fazer a aplicação propriamente dita: se você conseguiu deslocar ligeiramente o decalque da base, então é necessário posicioná-lo na área final dele no modelo(que também deve estar previamente umedecida). Enquanto estiver segurando o decalque com uma ferramenta(como um palito de dente da foto), puxe o filme lateralmente devagar.

Atenção: antes de remover totalmente o papel-base, veja se o decalque está aderindo corretamente à superfície à qual ele é destinado a estar, assim você não correrá riscos de ter o decalque enrolado no seu dedo, enrugado, ou mesmo despedaçado. Remova o excedente de água com um papel toalha.

Pronto!

Boa sorte!

Com o último decalque posto, você acaba de concluir o seu primeiro modelo. Você criou uma peça única que você pode  expor.

dicas para evoluir no modelismo

Esse post é uma criação original da Revell e pode ser vista em: http://www.revell.de/einsteiger-tipps/index.html

PS: como esse é um post da própria Revell, os produtos indicados são da sua própria linha. Se houver dificuldades para achar produtos dela na sua localidade, é possível apelar para outras marcas, inclusive nacionais(até mesmo as de artesanato).


Gostou da leitura? Dê uma passada na Loja da Usina dos Kits, confira dezenas de produtos para a prática do plastimodelismo e adquira já o seu!


Tags: , , ,


About the Author

Engenheiro de computação formado na UFES e com diversos cursos na área de redes e tráfego de dados, absolutamente louco por carros, aviões, trens, tanques, caminhões, história e estratégia. É o braço técnico da UdK.



Back to Top ↑