Técnicas

Published on setembro 25th, 2017 | by Bruno Barros

0

Pigmentos, o que são e como usá-los no plastimodelismo?

Pigmentos: o que são?

Pigimentos são substâncias que podem ser de origem natural ou artificial, cuja principal finalidade é colorir. São usados em roupas, construções, pinturas artísticas e também no plastimodelismo.
Focando nesse último, há uma série de pigmentos fabricados por inúmeras empresas, como a espanhola AK Interactive, que ajudam a dar realismo às pinturas realizadas sobre kits e dioramas. Não deixem de conferir nossa lista de pigmentos na Usina dos kits.

Como usar os pigmentos no plastimodelismo?

Os pigmentos podem ser trabalhados a seco(sozinhos), ou diluídos(seja em água, terebentina ou aguarrás) , dependendo do objetivo do modelista. Lembre-se apenas que os pigmentos puros devem ser usados em superfícies pré-fosqueadas para dar efeito de empoeiramento com o auxílio de um pincel macio. Ao serem aplicados assim ao kit ou diorama, é interessante usar o Pigment Fixer para que fiquem corretamente aderidos. Essa, no entanto, não é a única forma de se usar um pigmento, que é uma das formas mais primárias e versáteis de weathering existentes.

Se propriamente diluídos, eles podem ser usados como wash, streakings ou mesmo como filtros!

Caso queira queira um efeito mais sutil ou se cometeu algum erro e deseja corrigi-lo, você pode usar o Odorless Thinner para retoques sutis ou o White Spirit para que se faça uma remoção maior do produto.

Um vídeo explicativo da Ak Interactive te ajuda da melhor maneira a aprender a usar os pigmentos.

Glossário

  • Weathering – técnica de simula um aspecto de desgaste na miniatura. Exemplo: ferrugem, acúmulo de poeira, descoloração causada pelo sol, etc…
  • Wash – tinta/pigmento muito diluído que “corre” ao longo dos baixos-relevos dos objetos. Com o contraste adequado, é possível dar maior realismo e sensação de profundidade às miniaturas.
  • Streakings  – tinta mais concentrada que deve ser aplicada, geralmente, em movimentos verticais para simular o escorrimento de sujeira. Exemplos de streaking são os efeitos de óleo escorrendo em carros e aviões, ferrugem nos cascos de navios e etc…
  • Terebentina(Turpentine) – a terebentina/terebintina é um solvente da classe dos terpenóides extraído de árvores como os pinheiros. Seu uso em nosso meio para dissolver tintas e produtos com base em esmalte sintético é o mais comum.
  • Aguarrás(White Spirit/Mineral Spirit) – é um extrato da terebentina que substituiu o benzeno como solvente para algumas substâncias(como os enamels), por ser muito menos tóxico.


Cutiu? Então aproveite para ver nossa imensa variedade de pigmentos à disposição para serem encomendadas em nossa loja.


Gostou da leitura? Dê uma passada na Loja da Usina dos Kits, confira dezenas de produtos para a prática do plastimodelismo e adquira já o seu!


Tags: , , , , , , ,


About the Author

Engenheiro da Computação. Especialista em Infraestrutura de Redes de Computadores em Ambientes Corporativos de TI. Um dos fundadores da Usina dos Kits ; )



Back to Top ↑